NAMING: Crie O Nome Perfeito Para Sua Marca

Umas das dúvidas que mais recebemos por aqui é sobre a escolha do nome para a abertura de um negócio. Difícil né? Escolher um nome que represente a sua essência, os seus valores e ainda seja fácil de memorizar é uma das tarefas mais difíceis e importantes para qualquer empreendedor.

Para alguns, a memória afetiva e os vínculos familiares são importantes. Para outros, se focar apenas no marketing e no seu público-alvo é a solução. Acreditamos que...nem um, nem o outro. Mas, tudo junto e misturado : ) 

"Naming" é uma das etapas do branding caracterizada como desenvolvimento do nome para marcas ou produtos. É por meio dele que as pessoas irão lembrar dos seus produtos ou serviços. A partir do naming, a sua marca será construída, criando todo um conjunto que irá definir a imagem da sua empresa para o seu público, gerando ou não um vínculo de fidelidade e a confiança na hora da compra. 

Para facilitar o processo de criação, enumeramos abaixo alguns PONTOS IMPORTANTES e um EXERCÍCIO simples, que ajudará nessa tarefa:

  • Nome Pessoal: se o seu nome contém um sobrenome diferente e memorável, ou se o seu negócio for ligado a serviços pessoais, talvez utilizar o próprio nome seja uma boa opção.
  • Idioma: a não ser que seja uma palavra muito popular, utilizar outro idioma na criação do nome, pode não ser uma boa ideia. O nome tem que ser fácil de pronunciar e fácil de ser "compartilhado". 
  • Significado e Valores: escolha um nome que tenha um significado, uma história, uma associação ao produto, tomando cuidado para não limitar o seu crescimento, nem a sua expansão regional. As empresas que investem em valor agregado ou valor humano tem um grande diferencial e estão em constante crescimento. 
  • Nomes Iguais: ter uma ideia fantástica e encontrar mais dez empresas com o mesmo nome, não é novidade. Pesquise, faça uma análise junto ao INPI. Se informe também sobre o registro de domínio do nome (registro.br). Cuidado com processos judiciais. Criatividade e diferenciação são importantíssimos. 
  • Palavras Curtas: nomes curtos são mais fáceis de serem memorizados. 
  • Sonoridade: não crie nomes difíceis de serem soletrados. Fale algumas vezes o nome em voz alta, e veja se "soa" bem. 
naming_idea.jpg
Para alguns, a memória afetiva e os vínculos familiares são importantes. Para outros, se focar apenas no marketing e no seu público-alvo é a solução.

EXERCÍCIO PRÁTICO PARA CRIAR O SEU "NAMING"
Agora que você já viu alguns pontos importantes para a criação do nome da sua empresa, preencha abaixo os tópicos com as palavras que fazem associação com o seu negócio:

1. LOCAL
Palavras relacionadas a locais onde produzo ou que foram base para a história do meu negócio:

2. PÚBLICO
Palavras que definem as pessoas que irão consumir a minha marca:

3. MOMENTO
Palavras que definem em que momento esse produto ou serviço é importante:

4. NOME
Nomes de pessoas que são ou foram importantes no negócio:

5. FERRAMENTA
Palavras que definem quais as ferramentas importantes para a produção ou execução no meu negócio:

6. ORIGEM
Palavras que definem o seu negócio no latim ou grego, por exemplo:

Enfim, escolher o "naming" da sua empresa não é tarefa fácil. Mas pense que além dessa tarefa, existem mais outros atributos, que juntos formarão a força e a imagem da sua marca no mercado. Então, não fique somente atrás de um nome "perfeito". A sua marca não pode esperar indefinidamente. 

Caso não se sinta confortável em executar essa tarefa, procure a ajuda de profissionais. Isso aliviará um grande peso entre tantas funções que é administrar ou abrir um negócio. Boa sorte!